O mercado de compras online explodiu nos últimos anos graças ao aumento de pessoas com acesso à internet. Para se ter uma ideia, o faturamento na compra e venda online cresceu 41% em 2020, com mais de 100 milhões de pedidos feitos. 

Parte desses números deve-se ao fato de que as pessoas encontraram no ambiente online um jeito mais fácil e cômodo de consumir. É possível, por exemplo, comprar do computador ou celular quando e onde quiser.

Imagem com um celular ao centro e um carrinho de supermercado saindo da tela ilustrando as Compras online

Com isso, as empresas precisam estar onde o seu público está e, assim, expandir as operações para lojas virtuais e marketplaces. 

Além disso, é necessário também observar os fatores que influenciam o consumidor durante o processo de compra. É dessa forma que será possível oferecer uma boa experiência e, assim, aumentar as vendas.

Localização de compra estimula novos negócios 

A comodidade proporcionada pelas novas tecnologias é notória, e isso é ainda mais evidente quando se trata de compras online. 

Dependendo do local onde o comprador se encontra, fica mais fácil colocar em prática o O2O, ou seja, Online-to-Offline.  

 Atualmente esse modelo pode ser visto principalmente na opção Retire na Loja oferecida por diversos sites e empresas, como drogarias, lojas de departamento, aplicativos de comidas, etc.

Na prática, uma pessoa pode comprar um produto pela internet e escolher retirá-lo na loja quando estiver voltando para casa do trabalho, por exemplo. 

O O2O é um exemplo claro das transformações digitais  e como elas modificaram os hábitos de compras dos consumidores. 

É cada vez mais comum que as pessoas optem por comprar online e só ir à loja para buscar o produto. 

Do outro lado, as empresas têm criado condições especiais para opções de Retire na Loja, como liberação de produtos em até uma hora e descontos na próxima compra.

 Além do O2O, há diversos fatores que podem ser determinantes quando falamos de compra online.

A seguir, serão apresentados sete pontos que mudaram não só os hábitos de consumo como a vida em sociedade.

Atendimento e pronta-entrega chama atenção

A partir do momento que uma loja oferece as melhores marcas de progressiva para loiras, por exemplo, ela precisa atender a um público específico. Por isso, investir em estratégias que conversem com esse grupo é primordial.

Isso inclui o atendimento. Em um primeiro momento, ele precisa ser esclarecedor, pois os produtos possuem características específicas para cada necessidade. Seja ela controlar o volume, hidratar, obter um liso chapado ou resultado temporário, no caso das progressivas.

Logo, é necessário garantir o treinamento da equipe de atendimento, seja no modo virtual, por meio de e-mail, chatbot, ou DM (Direct Message) das redes sociais.

Outro ponto muito importante é manter as informações sobre os produtos no site bem completas. Lembre-se que no mundo online não há um vendedor presente para explicar algumas especificações, como tamanho, composição e funcionalidades.

 Por isso, se atente as seguintes coisas:

  • Títulos claros e objetivos;
  • Descrições completas e atualizadas;
  • Imagens em boa resolução e de acordo com o produto que está sendo anunciado.

Vale ressaltar também que a pronta entrega é um diferencial já que, muitas vezes, um dos empecilhos na compra online é, justamente, o prazo de entrega. 

Ao oferecer a retirada imediata do produto, você oferece uma melhor experiência de compra e aumenta a fidelização dos clientes.

Logística inteligente 

Há diversos produtos e serviços que podem ser adquiridos a partir de uma compra online. 

No caso dos produtos, há um tempo de espera que deve ser especificado no momento que finaliza a aquisição, para garantir uma entrega segura em local especificado.

Assim, toda empresa que trabalha com o mercado virtual precisa contar com uma logística inteligente, que atenda a região em que o cliente está. 

Essa parte pode ser terceirizada, seja por meio de uma estatal, ou com contratação de empresas especializadas nesse tipo de serviço.

As empresas que estão online mas oferecem um serviço que precisa ser feito no mundo real, como inscrição em uma academia de natação Zona Norte, as facilidades estão relacionadas à matrícula e pagamento dos serviços, bem como a localização na web.

No mais, é necessário que o cliente esteja atento ao local onde as aulas acontecem. É o mesmo caso de uma peça de teatro, ou um filme disponível nos cinemas. 

Os serviços ocorrem em espaços específicos e, por isso, a logística fica à cargo dos consumidores.

Fácil acesso a serviços e profissionais

Homem realizando compras online por meio de um laptop, utilizando um cartão de crédito.

Outro fator preponderante que leva as pessoas a contratarem serviços online está na facilidade de acesso a serviços específicos e profissionais capacitados. 

Quando uma fábrica precisa contratar uma empresa de contabilidade para indústrias, a internet possui um banco de dados repleto de informações que ajudam no momento da escolha.

Isso é possível até mesmo por causa das especificações técnicas que podem ser mencionadas.

A pesquisa pode, ainda, demonstrar as capacitações técnicas dos profissionais que trabalham na área de atuação buscada, assim como a disponibilidade de tempo para a fábrica, como no exemplo apontado.

Além disso, as ferramentas online permitem que o orçamento de assessoria contábil possa ser encaminhado em um curto espaço de tempo, com toda a proposta de serviço que pode ser oferecida por um período determinado. 

Sendo assim, as compras online não se resumem apenas a produtos alimentícios, ou equipamentos eletrônicos. Há muitos serviços que estão à disposição e que podem ser contratados a partir de uma base de dados rica e confiável.

Economia de custos com corte de atravessador

Uma loja de jardinagem que oferece um preço de palmeiras para jardim com custo-benefício favorável pode ser o que os proprietários residenciais procuram. 

A oferta mais em conta ocorre porque não existe um atravessador, incluindo um custo a mais. 

É prejudicial para quem vende, pois acaba com a margem de lucro, e não é favorável ao comprador, que pode adquirir um produto mais barato se for direto na fonte. 

Isso é uma prática que as compras online permitiram a todos os envolvidos no mercado consumidor. Menos atravessadores, mais economia na compra direta.

Agilidade e possibilidade de troca de produtos

Muitas pessoas possuem um telefone celular inteligente, ou como é popularmente conhecido, o smartphone. Dependendo do modelo, é possível ter diferentes aplicativos de conversa, permitindo até mesmo chamadas de vídeo.

As empresas que adotam o sistema de vendas por whatsapp, por exemplo, podem contar com uma conta comercial, facilitando aos consumidores o emprego de diversas informações em um único espaço, inclusive a possibilidade de troca dos produtos adquiridos. 

Essa facilidade, aliás, é um dos motivos que muitos restaurantes, lanchonetes e outros modelos de estabelecimentos comerciais adotaram como forma de se comunicar com os clientes. 

Programa de fidelidade atrai consumidores

Quanto mais um cliente consome, mais pontos de fidelidade ele possui junto a um comércio, independentemente de qual segmento trabalha.

As imobiliárias que oferecem um programa de fidelidade aos clientes tem como negociar o preço coworking, que são espaços de trabalho compartilhados e possuem um custo atrativo.

Esse é outro fator que deve ser valorizado pelas empresas, pois os consumidores estão atentos quando são bem atendidos, mas também quando possuem vantagens em questão de valor, descontos e promoções.

Diferentes formas de pagamento com segurança

O dinheiro em espécie está sendo substituído, gradativamente, por cartões de crédito e débito. Além disso, há aplicativos bancários que permitem transações entre consumidor e empresa de forma facilitada e com todas as garantias de segurança envolvidas. 

Com isso, é possível pagar um serviço de instalação de ar condicionado diretamente de outra cidade, se isso for necessário. 

Com isso, as formas de pagamento que as lojas virtuais, aplicativos e marketplaces oferecem estimulam o consumo, de uma maneira ou de outra. 

Conclusão

As tendências se multiplicam quando se trata de consumo online. O público consumidor vai se adaptando conforme novas tecnologias são apresentadas e as empresas oferecem mais facilidade na hora do pagamento ou na entrega em tempo aceitável. 

As empresas devem estar sempre preparadas para o que há de novidade, para não perder espaço em um mercado tão competitivo. É sempre importante observar as oportunidades que surgem, e aproveitar da melhor maneira possível. 

Os benefícios sempre estarão a favor daqueles que saem na frente, errando e/ou acertando, mas sempre se colocando como uma solução atraente para os consumidores. 

No fim das contas, todos ganham em praticidade, economia, facilidades e desempenho no mercado consumidor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.