A precisão dos resultados apresentados pelo sistema de CRM de vendas em sua empresa pode ser enorme. Com métricas estipuladas para melhorar sua performance, é possível transformar um sistema de CRM comum em uma poderosa ferramenta de vendas.

Um grande aliado de empresas que desejam aumentar suas vendas em quantidade e qualidade é o sistema de CRM. O motivo? Sua grande otimização da performance de diversos processos. Assim, uma das áreas que mais ganham com um sistema de Gestão de Relacionamento com Cliente é a comercial.

Pipeline

Desse modo, para transformar seu sistema de CRM em um CRM ferramenta de vendas, é necessário que seus colaboradores o utilizem de forma efetiva, contando com informações precisas e sem falhas e burocracias. 

Portanto, para te exemplificar, elencamos algumas das funcionalidades que podem ser interessantes para sua empresa: 

1. Informações compiladas

Antes de mais nada, com o sistema de CRM, todas as informações sobre um cliente estarão documentadas em seu processo. Dessa forma, isso dá maior escalabilidade à todo o processo, fazendo com que todos os setores envolvidos tenham acesso aos dados coletados por cada área e fiquem em sintonia, podendo utilizar informações diversas para suas ações específicas. 

2. Acompanhamento de vendas

Dessa forma, quando um sistema de CRM comum é utilizado de forma correta e se torna um CRM ferramenta de vendas, o acompanhamento por parte dos vendedores é muito mais fácil e  descomplicado. Portanto, com o histórico citado acima e a aba de tarefas, o follow up é ainda mais assertivo e o número de vendas perdidas por negligência tende a diminuir.

Além disso, o acompanhamento do resultado das vendas torna-se algo simples, minuto a minuto, com riqueza de informações vindas do preenchimento da área de vendas.

3. Ativação de clientes

No CRM ferramenta de vendas, a ativação de clientes que não compram há tempos também é mais simples. Dessa maneira, imagine só: um novo vendedor entra em contato com um cliente que era atendido anteriormente por um profissional já inativo sem perda de qualidade na riqueza de informações, devido ao histórico armazenado na ferramenta. 

4. Assertividade nas ações

Um sistema de CRM pode segmentar facilmente seus clientes para ações de marketing. Grande exemplo disso são empresas que prestam serviços sazonais, que devem ser vendidos de forma periódica. Portanto, pense no seguinte fluxo: 

  • Prospecção
  • Entendimento
  • Venda
  • Implementação
  • Finalização
  • Pós-venda

Após o término do processo, é necessário ligar outra vez para o cliente, para vender novamente a solução. Com o CRM ferramenta de vendas, você poderá separar grupos por período, como, por exemplo: Empresas que compram mensalmente, outras compram trimestralmente; já algumas semestralmente, e ainda as empresas que preferem comprar anualmente. 

De modo geral, com o sistema de CRM, o planejamento e gestão de vendas se tornam muito mais fáceis e eficazes.

5. Relatórios 

Com o sistema de CRM, você poderá acompanhar a performance de sua empresa em tempo real. Prospecção, clientes em negociação, vendas fechadas, entregas realizadas e até mesmo pós-venda. Assim, poderá ter completa visão para montar o planejamento e auxiliar na gestão de vendas da sua empresa, aumentando o índice de vendas. 

Portanto, o sistema de CRM pode ser, além de um sistema de CRM para vendas, um ótimo indicador de performance de áreas como expedição, compras e produção. 

6. Otimize seu funil de vendas

O sistema de CRM traz as visões necessárias para ser um ótimo termômetro de seu funil de vendas. Com ele, você terá plena visão das etapas em que seus clientes estão parados, do tempo e das tratativas em andamento. Por exemplo: 

  • Topo de funil: 70%
  • Meio de funil: 20%
  • Fundo de funil: 10%

Com esses dados, você poderá, a partir do planejamento e gestão de vendas feito pelo seu sistema de CRM, desenhar a melhor estratégia para que os clientes de topo e meio sigam sendo encaminhados para o fundo do funil, que é o objetivo e cheguem cada vez mais próximos da compra. 

7. Acessibilidade 

O sistema de CRM pode ser acessado online. Qual a vantagem? Com o CRM online, seus colaboradores poderão visualizar e colher informações de qualquer em que estiverem, afinal, o mundo é digital. Flexibilizando o trabalho e aumentando a eficácia do sistema de CRM e da atualização de dados. 

Quer um exemplo de onde o sistema de CRM online pode ajudar na performance? Digamos que, ao visitar um cliente que está prestes a fechar um grande negócio, seu vendedor precisa cadastrar dados importantes antes de partir para a próxima visita. Com o CRM online, ao invés do sistema de CRM instalado, ele conseguirá alimentar em tempo real!

Já está convencido que precisa de um sistema de CRM?

Se você já se convenceu de que precisa de um sistema de CRM em sua empresa, seja para usar como CRM ferramenta de vendas, CRM online ou até mesmo apenas para melhorar os fluxos internos, agora precisa entender como encontrar o CRM ferramenta de vendas correto para a sua companhia. 

É necessário que o sistema de CRM tenha os campos de acompanhamento que sua empresa precisa para performar bem. Por exemplo, para o comercial, é necessário ter um CRM ferramenta de vendas com pipeline adequado. Portanto, para a gestão, o sistema de CRM tem que ter as visões essenciais para tomadas de decisão, e assim por diante. 

Dessa forma, uma composição básica do sistema de CRM precisa ter: 

  • Um CRM ferramenta de vendas eficaz, que dê aos vendedores as informações necessárias para fechar negócio com os clientes;
  • Um sistema de CRM para a produção, pois após a saída do cliente do CRM ferramenta de vendas, ele deve entrar no fluxo da empresa;
  • Atendimento ao cliente também é importante, por isso, quando pensar em CRM ferramenta de vendas, não foque seus esforços apenas na venda em si. Acompanhar as necessidades, momento de compra e perfil desse cliente dentro do sistema de CRM é de suma importância. 

Precisa de um sistema de CRM para vendas?

Conte com a Ideal Sales, pois fazemos questão de dar todo o suporte que a sua empresa precisa! Com profissionais focados em performance, o sistema de CRM para vendas irá maximizar seu controle com planejamento e gestão de vendas inteligentes. 

Desse modo, entre em contato com a equipe qualificada de consultores comerciais e tire qualquer dúvida que ainda tenha sobre CRM ferramenta de vendas. O time está focado em entregar mais planejamento e gestão de vendas para sua empresa a partir do sistema de CRM para vendas mais adequado!

CRM como ferramenta de vendas? Ideal Sales!

Solicite o contato de um de nossos consultores.