Com o surgimento da internet, diversas plataformas foram criadas para facilitar a vida do usuário e das empresas que se formaram no meio digital. O cloud computing aparece como uma dessas formas de facilitar o dia a dia de um negócio.

Talvez esse nome seja novo para você e o seu conceito totalmente desconhecido, por isso, iremos abordar a importância do cloud computing dentro de uma empresa e os diversos benefícios que ele traz. 

A imagem mostra um espaço branco com uma nuvem azul para ilustrar o cloud computing

O que é cloud computing? 

De forma direta e simples, o significado de cloud computing é um tipo de armazenamento em nuvem, ou seja, ele permite que todos os dados acessados pelos usuários permaneçam guardados em uma determinada plataforma. 

Vamos supor que uma pessoa procurou por carvão ativado preço kg, mas acabou saindo do site sem querer antes de esclarecer todas as suas dúvidas.

Nesse caso, uma plataforma como o cloud computing permite que essa pessoa ache este site novamente para continuar sua pesquisa.

Da mesma forma que isso funciona para uma pessoa comum, funciona para a sua empresa e sua equipe, que durante o dia fazem diversas pesquisas e acessam vários sites. 

Uma empresa de licenciamento de carro em florianópolis, por exemplo, pode aderir ao cloud computing para garantir mais segurança e praticidade, tendo a certeza de que tudo o que eles estão estudando e verificando ficará salvo caso eles queiram rever tudo aquilo. 

Além disso, o conceito de cloud computing permite que as pessoas tenham acesso a essas informações até mesmo offline ou fora da plataforma primária na qual eles realizaram determinada pesquisa. 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o conceito do cloud computing, vamos aos benefícios desta estratégia dentro do seu negócio. Confira:

Benefícios do Cloud Computing

Economia  

Se você é o dono de uma empresa, sabe muito bem que qualquer centavo que entra e sai precisa ser muito bem utilizado para gerar bons resultados ao negócio. 

Entretanto, muitas vezes, empresários acabam gastando rios de dinheiros em sistemas e plataformas que poderiam ser substituídas por um único programa de nuvem para os funcionários. 

Assim como uma especialista em muros pré-moldados  precisa de um sistema de nuvem para saber todos os dados e informações de quem procurou por Gradil preço m2.

Seja qual for o seu negócio, ele também precisa de um sistema desse, mesmo você não percebendo isso ainda.

Com um armazenamento em nuvem, você consegue juntar hardwares, sistemas, servidores e softwares para facilitar o dia a dia da sua equipe e fazer você pagar apenas pelo o que realmente está sendo usado.

Dessa forma, você evita gastar dinheiro com diversas outras coisas para a sua empresa que não precisa de tanto investimento assim, direcionando este valor para uma outra área de seu negócio. 

Seja em uma empresa de embalagens palhoça sc ou em uma escola particular, o cloud computing traz diversos benefícios dentro da área financeira do seu negócio, como:

  • Baixo investimento inicial;
  • Menor rotatividade;
  • Sem necessidade de licenças;
  • Sustentabilidade;
  • Gastos menor com manutenção;
  • Mobilidade. 

Se você tem consciência de que não pode mais gastar tanto dinheiro assim no seu negócio ou está a procura de uma forma de economizar e ao mesmo tempo otimizar o tempo da sua equipe, o cloud computing é ideal para você e para a sua empresa. 

Disponibilidade 

Além de trazer economia para o seu negócio, o cloud computing é um sistema disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana para qualquer usuário que queira usá-lo.

Portanto, uma  equipe não precisa se preocupar se conseguirá acessar os dados para fazer vistoria veicular em campinas, como é o caso de transportadoras. Pois, sabe que a plataforma estará a sua disposição a qualquer momento.

Essa disponibilidade faz toda a diferença na rotina da sua equipe, pois os problemas não tem hora e nem data marcada para aparecer. Mas, com o cloud computing o medo de não conseguir resolver este problema desaparece devido a sua disponibilidade imediata.

Independente dos dados que você queira localizar e verificar, seja sobre um cliente específico ou sobre um distribuidor de melhores marcas de progressiva para loiras, o cloud computing armazena os dados a qualquer hora e momento para garantir segurança e praticidade a você. 

Segurança 

Mesmo com tudo o que já mencionamos até aqui, você pode estar se perguntando se isso realmente é seguro. Afinal de contas, qualquer um pode ter acesso às informações sobre a sua empresa.

Assim, muitos têm receio que a concorrência possa, de alguma forma, acessar os dados na nuvem. É como se uma empresa especializada em construção de piscina, a maior no segmento, abrisse seus processos e informações para uma empresa concorrente da mesma região. 

Pois bem, você não está errado em pensar desta forma e também não vamos mentir dizendo que o sistema de nuvem é 100% seguro. 

Entretanto, para te deixar um pouco mais tranquilo, uma pesquisa realizada pela Rapid Scale afirmou que 94% das empresas que aderiram ao sistema da nuvem viram mais segurança em seus dados.

Não dá para negar que o sistema de nuvem é um dos principais sistemas em que dados e informações acabam vazando e prejudicando usuários. 

Por isso, recomendamos que você e seus funcionários não armazenem na nuvem informações confidenciais sobre as empresas ou clientes. 

Pois, mesmo com a sua tamanha segurança, não dá para saber se todos aqueles dados caíram na mão de pessoas certas um dia. 

Dessa forma, você consegue usufruir dos benefícios do cloud computing e ainda por cima garantir uma maior segurança dos dados dos seus clientes e do seu negócio. 

Escalabilidade, flexibilidade e agilidade 

Uma das coisas mais inovadoras que a internet e sistemas como o cloud computing trouxeram foi a agilidade e flexibilidade na hora de acessar dados e encontrar informações.

Hoje, uma pessoa não precisa mais andar por toda a cidade atrás de um curso de bombeiro civil em cajamar, por exemplo,  com poucos cliques ele tem essa informação na palma da mão onde ela estiver. 

Da mesma forma funciona com o cloud computing, o sistema permite que qualquer pessoa acesse a plataforma de onde estiver, o que facilita o dia a dia da equipe e de seus líderes. 

Vamos pensar em nosso momento atual, onde a maioria dos profissionais estão em trabalho remoto por meio do home office devido à pandemia do novo coronavírus. 

Sem uma plataforma de cloud computing, esse profissional poderia demorar horas ou até dias para esperar que alguém desse a ele uma informação ou dado crucial para o seguimento da sua rotina. 

Isso acabaria atrapalhando o dia a dia dos funcionários, atrasando os seus afazeres e desenvolvendo um grande estresse e insatisfação com a empresa.

Já com um armazenamento em nuvem esse problema dificilmente iria acontecer, pois todos teriam acesso ao mesmo sistema para realizar seus deveres e acessarem dados importantes sem precisar esperar por ninguém. 

Dicas para instalar um cloud computing

A imagem mostra uma mulher tocando uma superfície com diversas ilustrações que remetem à tecnologia de cloud computing

Como nada na vida é fácil e tão simples, escolher uma plataforma de cloud computing boa e eficaz é um grande desafio. 

Por isso, selecionamos algumas dicas e sugestões de plataforma para te ajudar neste processo. Confira:

Pesquise bastante 

Aproveite a internet e o seu celular ou computador para ir atrás de informação no seu tempo livre, pesquise sites e marcas para comprar preços e benefícios. 

Dessa forma, você consegue ter uma visão mais macro sobre todo esse universo. 

Converse com pessoas que já o utilizam 

Nada melhor do que ouvir a voz de alguém que já passou pelo o que você está passando. Por isso, procure outros empresários e profissionais que utilizam algum armamento em nuvem ou também estão à procura de um. 

Assim, vocês conseguem trocar figurinhas, compartilhar dicas e até mesmo, encontrarem uma boa plataforma que pode beneficiar ambos os lados. 

Ouça seus funcionários 

Quando resolve-se aderir a um sistema de cloud computing, provavelmente uma equipe específica de funcionários acabará utilizando a plataforma mais do que outra equipe com outros colaboradores. 

Por esta razão, não deixe de ouvir a opinião deles e suas sugestões de melhorias para a empresa. Talvez algum deles pode ter uma ideia melhor ou até mesmo uma boa indicação para ajudar tanto você quanto a empresa. 

Seguindo essas dicas, o processo se tornará um pouco mais simples e fluido para você. 

Além disso, separamos alguma plataformas que você pode pesquisar mais a fundo, e quem sabe, controlá-las para a sua empresa:

  • All flash;
  • Standard;
  • Google drive;
  • Icloud;
  • Enterprise;
  • Backup.

Essas são apenas algumas das diversas plataformas presentes no mercado e que fornecem o armazenamento em nuvem para facilitar ainda mais o dia a dia do seu negócio.

Esperamos que este artigo possa ter te ajudado a entender sobre a importância do cloud computing para a sua empresa, não só para economizar o dinheiro dentro do seu negócio, mas para trazer mais praticidade e inovação a sua marca. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.