Mais do que um programa ou plataforma, o sistema CRM pode ser uma revolução organizacional para negócios de todos os tipos. Quer aprender como funciona o sistema CRM? Vem com a gente e entenda suas funcionalidades!

Organização, metrificação e acompanhamento. O sistema crm é isso e muito mais. Implementado de acordo com a necessidade do seu negócio, o software crm pode ser a diferença entre ter um fluxo organizacional funcionando como um relógio ou “perder a hora” e deixar aquele prazo importante passar. 

À esquerda da imagem, há um home sorrindo enquanto mexe no celular. Em seu colo há um laptop. À direita da imagem, há uma ilustração com definições de CRM.

Como o próprio nome já diz, o sistema tem como meta principal colocar seu cliente como o foco central dos processos da empresa, daí a sigla CRM – Customer Relationship Management, ou no bom e velho português, “Gestão de Relacionamento com Cliente”. Neste artigo, você irá aprender como usar o sistema CRM e como ter um sistema de qualidade. 

A base do sucesso de empresas que utilizam o sistema CRM é justamente a junção de áreas de atuação estratégicas, como:

  • Comercial;
  • Marketing;
  • CS (Customer Success);
  • Logística;
  • Pós-venda;
  • Planejamento empresarial. 

Mas na prática, como funciona um sistema CRM? O software CRM realmente irá ajudar na performance de sua empresa?

Para explicar isso, precisamos que você imagine o fluxo de demandas que faz com que sua empresa funcione nos dias de hoje. Talvez utilize muitos e-mails? Ligações? Ou até mesmo conversas pessoais? 

A ideia do software CRM é que todas essas ações listadas acima sejam realizadas através de uma única ferramenta que automatize todo o processo. Veja o fluxo abaixo:

Fluxo de uma empresa sem sistema crm: Seu comercial fecha negócio com o cliente > Cobrança financeira e assinatura de contratos > A área de implementação começa a desenhar o projeto > Especialistas implementam o projeto in loco > Área de CS entra em contato para ter o feedback do cliente. 

É simples, correto?

No entanto, diversas etapas menores estão sendo executadas por um número grande de profissionais para que essa roda consiga girar. O sistema CRM irá manter o projeto retilíneo, dentro do prazo e, por último, mas não menos importante: deixar todos os profissionais do time cientes de seu atual status.

Tarefas automáticas são abertas para a próxima área responsável pelo projeto; acompanhamento de tempo e otimização, informações sobre o financeiro, tudo isso compilado pelo software dentro de um bom sistema.

Tais informações podem evitar uma suposta desorganização e aumentar a lucratividade de sua empresa. Mas isso não é tudo.

O sistema CRM é uma ferramenta poderosa de junção de áreas e processos de sua empresa, mas também pode-se dizer que ele trabalha em áreas separadas para que o todo funcione. 

Não é segredo para o mercado que o software Gestão de Relacionamento com Cliente pode ajudar a empresa em diversos setores internos. De uma forma ainda mais clara, podemos dizer que o sistema divide-se em: 

Sistema CRM para o operacional

O software CRM estará ligado a áreas como: atendimento ao cliente, help desk, pós-venda e também suporte técnico. Com esse sistema, você detectará inconformidades de processo que podem levar seu cliente a não ter o resultado esperado e/ou prometido. 

Além disso, ele pode mapear falhas constantes em seus produtos ou serviços, gerando, também, ideias de melhoria para ambos. Afinal, um cliente satisfeito é ótimo, mas são os insatisfeitos que nos dão a chance de aprender e melhorar.

O software de Gestão de Relacionamento com Cliente foi criado para ajudar sua empresa nessa evolução. 

Sistema CRM para análise

Que tal ter um software CRM que ajuda a analisar as necessidades de cada cliente para, assim, traçar um parâmetro equivalente e criar soluções personalizadas por segmento? Por juntar dados de diversas áreas em um mesmo local, o software CRM dará informações valiosas para a melhoria de sua prestação de serviço. 

Ele apresentará informações para que a área comercial entre em contato para efetuar as vendas e ativação de clientes antigos, munido de histórico de projeto, forma de pagamento e momentos de necessidade de compra.

Ou seja, seu cliente vai perceber o quanto você se importa com ele. 

Um dos maiores focos do sistema CRM é acabar com a falta de comunicação dentro de um fluxo de negócio. Mantendo atendimento, implementação e entrega sempre bem informados e em conjunto, fornecerá todo o suporte para que prazos sejam atendidos, problemas solucionados e detalhes sejam de ciência de todos. 

Para uma empresa que visa melhorar seu nível de serviço, ter um software CRM é uma aposta inteligente e assertiva. A integração de setores é a chave para que o sistema de Gestão de Relacionamento com Cliente tenha tanto sucesso no que propõe. 

Sistema de Gestão de Relacionamento com Cliente: uma visão estratégica

Uma pessoa mexendo na tela de um notebook, enquanto há a palavra "CRM" ao centro da tela.

Como citado acima, o software CRM se torna uma mina de outro para ideias estratégicas de uma empresa, podendo basear seu futuro em dados reais, retirados dos processos internos e percepções externas.

Agora que você já sabe como funciona o sistema, para que serve e como o sistema CRM pode ajudar no dia a dia, é hora de entender como criar um sistema de Gestão de Relacionamento com Cliente.

A partir de gráficos, filtros e tarefas, o sistema CRM trabalhará como um software, dando para os gestores de sua empresa uma visão ampla de como os times estão performando, tudo isso em tempo real. 

Logo, atingir as metas com esse software se torna mais fácil e calculável, aumentando a performance e diminuindo possíveis processos falhos.

Como utilizar um sistema CRM que beneficie sua empresa? Qual o melhor CRM sistema para você?

Veja a dica abaixo! 

Como utilizar um sistema CRM de modo eficiente?

Agora que você já sabe como funciona sistema de Gestão de Relacionamento com Cliente e como usar o software CRM para o bem de sua empresa, chegou a hora de tomar uma decisão importante: em qual empresa confiar para fazer seu CRM sistema. 

Parte do Grupo Ideal Trends, fundado em 1995, o Ideal Sales é a opção certa para quem busca otimizar seu processo por meio de sistema CRM. O motivo? O time de profissionais qualificados estuda seu negócio para criar uma estratégia de sistema de Gestão de Relacionamento com Cliente adequado que se encaixe nas necessidades e no dia a dia de sua empresa. 

Além disso, a ferramenta não é simplesmente entregue. Você aprenderá como usar o sistema CRM. Tudo isso para que sua empresa tenha autonomia na hora de colocar a mão na massa. 

Um time de profissionais apaixonados por sistema CRM  e performance aguarda sua ligação para, junto de você, entender como criar um sistema de Gestão de Relacionamento com Cliente que tenha a medida do seu sucesso. Precisou de sistema de CRM? Converse com a Ideal Sales.