Mais do que um programa ou plataforma, o sistema crm pode ser uma revolução organizacional para negócios de todos os tipos. Quer aprender como funciona o sistema crm? Vem com a gente e entenda suas funcionalidades!

Organização, metrificação e acompanhamento. O sistema crm é isso e muito mais. Implementado de acordo com a necessidade do seu negócio, o software crm pode ser a diferença entre ter um fluxo organizacional funcionando como um relógio ou “perder a hora” e deixar aquele prazo importante passar. 

Como o próprio nome já diz, o sistema crm tem como meta principal colocar seu cliente como o foco central dos processos da empresa, daí a sigla CRM – Customer Relationship Management, ou no bom e velho português, “Gestão de Relacionamento com Cliente”. Neste artigo, você irá aprender como usar o sistema crm e como criar um sistema crm de qualidade. 

A base do sucesso de empresas que utilizam o sistema crm é justamente a junção de áreas de atuação estratégicas, como:

  • Área comercial;
  • Área de Marketing;
  • Área de CS (Customer Success);
  • Área de Logística;
  • Área de Pós-venda;
  • Planejamento empresarial. 

Mas, na prática, como funciona um sistema crm? O software crm realmente irá ajudar na performance de sua empresa? Para explicar isso, precisamos que você imagine o fluxo de demandas que faz com que sua empresa funcione nos dias de hoje. Talvez utilize muitos e-mails? Ligações? Ou até mesmo conversas pessoais? 

A ideia do software crm é que todas essas ações listadas acima sejam feitas através de uma única ferramenta que automatize todo o processo. Ainda não entendeu como funciona o sistema crm? Veja o fluxo abaixo:

Fluxo de uma empresa sem sistema crm: Seu comercial fecha negócio com o cliente > Cobrança financeira e assinatura de contratos > A área de implementação começa a desenhar o projeto > Especialistas implementam o projeto in loco > Área de CS entra em contato para ter o feedback do cliente. 

É simples, correto? No entanto, diversas etapas menores estão sendo executadas por um número grande de profissionais para que essa roda consiga girar. O sistema crm irá manter o projeto retilíneo, dentro do prazo e, por último, mas não menos importante, deixar todos os profissionais do time cientes de seu atual status.

Tarefas automáticas são abertas para a próxima área responsável pelo projeto, acompanhamento de tempo e otimização, informações sobre o financeiro, tudo isso compilado pelo software crm dentro de um bom sistema crm. Tais informações podem evitar uma suposta desorganização e aumentar a lucratividade de sua empresa. Mas isso não é tudo.

Onde mais o sistema crm ajuda minha empresa?

O sistema crm é uma ferramenta poderosa de junção de áreas e processos de sua empresa, mas também pode-se dizer que o sistema crm trabalha em áreas separadas para que o todo funcione. Como podemos exemplificar o sistema crm em partes separadas de seu negócio? Continue conosco e veja abaixo. 

Não é segredo para o mercado que o software crm pode ajudar a empresa em diversos setores internos. De uma forma ainda mais clara, podemos dizer que o sistema crm divide-se em: 

Sistema crm para o operacional:

Como funciona sistema crm na área operacional? O software crm estará ligado a áreas como atendimento ao cliente, help desk, pós-venda e também suporte técnico. Com o sistema crm, você detectará inconformidades de processo que podem levar seu cliente a não ter o resultado esperado/prometido. 

Além disso, pode mapear falhas constantes em seus produtos ou serviços, gerando, também, ideias de melhoria para ambos. Afinal, um cliente satisfeito é ótimo, mas são os insatisfeitos que nos dão a chance de aprender e melhorar. O software crm foi criado para ajudar sua empresa nessa evolução. 

Sistema crm na parte analítica:

Que tal ter um software crm que ajuda a analisar as necessidades de cada cliente para, assim, traçar um parâmetro equivalente e criar soluções personalizadas por segmento? Por juntar dados de diversas áreas em um mesmo local, o software crm dará informações valiosas para a melhoria de sua prestação de serviço. 

Como funciona o sistema crm na parte analítica? Apresentará informações para que seu comercial entre em contato para vendas e ativação de clientes antigos, munido de histórico de projeto, forma de pagamento e momentos de necessidade de compra. Ou seja, seu cliente vai perceber o quanto você se importa com ele. 

Sistema crm no colaborativo:

Um dos maiores focos do sistema crm é acabar com a falta de comunicação dentro de um fluxo de negócio. Mantendo atendimento, implementação e entrega sempre bem informados e em conjunto, fornecerá todo o suporte para que prazos sejam atendidos, problemas solucionados e detalhes sejam de ciência de todos. 

Para uma empresa que visa melhorar seu nível de serviço, ter um software crm para a parte colaborativa é uma aposta inteligente e assertiva. A integração de setores é a chave para que o sistema crm tenha tanto sucesso no que propõe. 

Sistema crm e estratégia:

Com a visão macro explicada acima, o software crm se torna uma mina de outro para ideias estratégicas de uma empresa. Podendo basear seu futuro em dados reais, retirados dos processos internos e percepções externas. É assim como usar o sistema crm de forma plena e lucrativa. 

Agora que você já sabe como funciona sistema crm, para que serve um software crm e como o sistema crm pode ajudar no dia a dia, é hora de entender como criar um sistema crm.

Tenha visão mais ampla com o sistema crm

A partir de gráficos, filtros e tarefas, o sistema crm trabalhará como um software crm, dando para os gestores de sua empresa uma visão ampla de como os times estão performando, tudo isso em tempo real. 

Logo, atingir as metas com o software crm se torna mais fácil e calculável, aumentando a performance e diminuindo possíveis processos falhos. Como criar um sistema crm que beneficie sua empresa?  Como usar o sistema crm de forma certa? Qual o melhor crm sistema para você? Veja a dica abaixo! 

Como criar um sistema crm e como usar o sistema crm?

Agora que você já sabe como funciona sistema crm e como usar o software crm para o bem de sua empresa, chegou a hora de tomar uma decisão importante: em qual empresa confiar para fazer seu crm sistema? 

Parte de um Grupo Ideal Trends, fundado em 1995, o Ideal Sales é a opção certa para quem busca otimizar seu processo por meio de crm sistema. O motivo? O time de profissionais qualificados estuda seu negócio para criar um sistema crm que se encaixe nas necessidades e no dia a dia de sua empresa. 

Além disso, a ferramenta não é simplesmente entregue. Você aprenderá como usar o sistema crm e fará parte do como criar um crm. Tudo isso para que sua empresa tenha autonomia na hora de colocar a mão na massa. 

Um time de profissionais apaixonados por crm sistema e performance aguarda sua ligação para, junto de você, entender como criar um sistema crm que tenha a medida do seu sucesso. Precisou de crm sistema? Converse com a Ideal Sales.